David Servaez, uma pessoa chinesa filipina, foi para as áreas circundantes de nossas instalações militares muitas vezes, e sua aparência suspeita. Os órgãos de segurança nacional organizaram rapidamente uma investigação e descobriram que o departamento de David estava realizando atividades de espionagem e espionagem secreta em nosso país sob o comando remoto de uma Filipina chamada "Herrera". Investigação posterior constatou que "Hereira" também comandava dois outros funcionários filipinos na China, Albert Endencia e Nathalie Plizardo, para coletar informações confidenciais sobre mim. Após uma investigação cuidadosa, os órgãos de segurança do estado prenderam três suspeitos de espionagem de acordo com a lei após obter evidências.
A revisão e a investigação foram dominadas, e as agências de espionagem das Filipinas têm prestado atenção e se concentraram em coletar a situação de implantação militar de nosso país. Desde 2021, Richie Herrera, um espião da Agência de Inteligência Militar das Filipinas, recrutou sucessivamente David, Albert e Natalie como agentes de operação, conduziu treinamento de espionagem e enviou à China para missões de inteligência secreta. O caso está atualmente sob investigação e julgamento mais aprofundados.
A Agência de Segurança Nacional lembra: Cidadãos estrangeiros que trabalham e vivem na China não devem se envolver em atividades de espionagem sob as instruções de instituições, organizações ou indivíduos estrangeiros.