18 de maio é o Dia Internacional do Museu. Os dados mais recentes divulgados pela Administração Estadual de Patrimônio Cultural mostram que em 2024, 1,49 bilhão de pessoas em todo o país visitaram 7.046 museus e o número de visitantes e museus aumentou em comparação com o ano anterior.
O tema do Dia Internacional do Museu deste ano é "o futuro dos museus em uma sociedade em rápida mudança". De "A porta está deserta" a "é difícil encontrar um ingresso", de "sobremesa cultural" a "comida espiritual", de guardiões culturais a construtores sociais, os museus de hoje rompem as funções tradicionais e os limites limitados de tempo e espaço, e se tornam um elo cultural que conecta o passado, presente e futuro na ressonância com os tempos.
Quebrando os limites tangíveis, o museu é "eterno" no mundo digital-
8K A varredura de definição ultra-alta combinada com análise espectral permite que a "paisagem verde" escrita por Wang Ximeng seja revelada na tela; A cópia dos sinos de Zeng Houyi foi coletada e o som dos "instrumentos musicais do rei dos antigos" deve ser preservado para sempre; the National Expo has left a whole exhibition hall for the national treasure Xizun, which can intuitively present the high-definition details of cultural relics and related academic achievements through various digital means...
Li Huabiao, director of the Data Management and Analysis Center of the National Museum of China, said that the digital model of the collection can be widely used in many fields such as online display, immersive exhibitions, as well as virtual restoration and Proteção digital de relíquias culturais, proporcionando um amplo espaço para a preservação a longo prazo e o uso sustentável da coleção.
On September 24, 2024, visitors used Tecnologia multi-toque para aprender sobre relíquias culturais no Museu Cultural de Yangshao em Henan. Foto do repórter da agência de notícias Xinhua Hao Yuan
Os novos métodos de gerenciamento, exibição e proteção permitem que as informações do museu transcendam restrições de espaço e tempo, trazendo ao público uma experiência cultural mais multidimensional e tridimensional.
Nos últimos anos, a tecnologia de IA foi introduzida em todas as esferas da vida, e os museus não são exceção. Desde a coleta digital de relíquias culturais no museu até a rica experiência de visita, desde a análise dos dados ontológicos das relíquias culturais até a atendimento de explicações de exposições e outras atividades de educação social, a tecnologia de IA continua a expandir os limites dos museus, mais e mais cenas históricas emergem no algoritmo "imaginação" e mais e mais e mais soldados.
Quebrando a estrutura da exposição, o museu entra nas casas das pessoas comuns -
Caminhando no salão de exposições do museu, você descobrirá que mais e mais audiências estão tirando fotos de relíquias culturais no gabinete de exposição e os produtos culturais e criativos e criativos para a exposição e os produtos criativos e criativos para a exposição e os produtos criativos e criativos e criativos para a exposição e os produtos criativos e criativos e criativos para a exposição.
De acordo com estatísticas incompletas, em 2024, as vendas anuais de produtos culturais e criativos de muitos museus como o Museu Sanxingdui, o Museu do Palácio, o Museu de Xangai, o Museu Nacional da China e o Museu Suzhou excederam 100 milhões de yuan. O público jovem de "pós-Is" e "pós-90" são forças importantes para visitas a museus e a força principal no consumo cultural e criativo do museu.
On March 25, the audience purchased the Phoenix Colar da coroa no Museu Nacional da China em Pequim. Foto do repórter da agência de notícias Xinhua Jin Liangkuai
Xiao Zhao, um estudante universitário, é um fã leal de produtos culturais e criativos do museu. Ela disse: "Toda vez que visito a área cultural e criativa, desde que o preço seja certo, eu o comprarei quando encontrar alguém que eu gostar e 'plantar grama' para meus colegas de classe depois de voltar". Alguns pais também estão dispostos a comprar produtos culturais e criativos do museu: "Algumas exposições são ignoradas ao assistir a exposições. Ao comprar uma casa cultural e criativa de produtos, você pode continuar a explicar aos seus filhos e complementar o conhecimento relevante". Hoje, eles não estão mais limitados à simples reprodução de relíquias culturais, mas fornecem interpretações mais inovadoras. Cooperação transfronteiriça como "museu + catering", "museu + composição de beleza", "museu + jogos" expande o "novo oceano azul" do consumo cultural e "viaja em ambas as direções" da experiência cultural e da atualização do consumo.
A inovação de produtos culturais e criativos permitiu ao museu realizar sua visão de "nunca terminou" em certo sentido. A herança cultural e a comunicação rompem com restrições de tempo e espaço e continuam a trazer rico e diversificado alimento cultural ao público.
Quebrando o posicionamento tradicional, os museus se tornam mais divertidos-
Agora, o modelo do museu de "I Show You and See" e "Glass Cabinet + Commentary Card" está sendo subvertido.
At Luoyang Ancient Tomb Museum, audiences can "face with the tomb owner", listen to the stories of the tomb owners in 10 real tombs, and explore the truth of the tomb;
At the Xuannan Cultural Museum in Beijing, the immersive guided drama "Xuannan Traveler" combined with the exhibition to interpret the "spirit of scholars", which moved many viewers;
At the Hong Kong Palace Museum and the Beijing Palace Museum recently unveiled the "pattern" to carry the way--The Palace At the Museum’s Immersive Digital Experience Exhibition, the multimedia display leads the audience through the past and present, immersed in the beauty of Chinese patterns... Zhang Yinglan, professor at the School of Art and Archaeology of Zhejiang University, pointed out that the O público presta mais atenção às necessidades de percepção incorporada e compartilhamento social no campo do museu, especialmente no rápido desenvolvimento de tecnologia digital de hoje. Se um museu quiser distingui -lo de outros fornecedores de produtos culturais, deve prestar atenção a essa demanda do público e dar um jogo completo às suas vantagens únicas.
De "coisas centradas" a "centradas nas pessoas", de "não toque" a "interação completa", o museu de hoje convida sinceramente as pessoas a participar de trocas e a sinta com seus corações, para que as relíquias culturais possam renascer no diálogo e permitir que o público se torne "co-criadores" da civilização. (Repórter Yang Zhanfei)