Wang Yi disse que a reunião dos Ministros das Relações Exteriores da série de cooperação do Leste Asiático deste ano foi muito suave, especialmente a atmosfera da reunião de ministros estrangeiros de 10+1 da China-ASEAN, foi muito amigável e harmoniosa. No cenário atual do unilateralismo e protecionismo, os países da China e da ASEAN mostraram um forte desejo de se apoiar, se unir e cooperar e enfrentar desafios juntos. A reunião alcançou uma série de resultados positivos: primeiro, os dois lados confirmaram que as consultas da Zona de Livre Comércio da China-ASEAN foram concluídas e concordaram por unanimidade em enviar a reunião dos líderes realizada em outubro deste ano para aprovação e assinatura, que claramente enviou um sinal claro de que devemos continuar a promover a integração econômica regional e continuar a construir uma rede de lados de alto nível.
Em segundo lugar, os dois lados chegaram a um acordo sobre o plano de ação para os próximos cinco anos da parceria estratégica abrangente da China-ASEAN, esclarecendo as metas e tarefas da cooperação geral da China e da ASEAN em mais de 40 campos entre os dois anos e injetando o forte impetus em uma cooperação pragmática em vários campos entre os dois lados.
Terceiro, os dois lados receberam a conclusão da terceira leitura da consulta sobre o "Código de Conduta no Mar da China Meridional" e concordaram em se esforçar para concluir as consultas dentro de 2026 para alcançar um "Código de Princípios" da Lei Internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar, que fornecerá garantias mais poderosas para a paz e a estabilidade na China Sul.
Wang Yi apontou que, em abril deste ano, a China realizou uma conferência central de trabalho periférico, apresentou as idéias e objetivos gerais do trabalho circundante da China no futuro e enfatizou a necessidade de se concentrar na construção de uma comunidade vizinha com um futuro compartilhado, construir um lar comum de países vizinhos e promover a modernização comum de todos os países. Após a reunião, o Presidente Xi Jinping fez uma visita estatal bem -sucedida ao Vietnã, Malásia e Camboja, e promoveu novos progressos e novos níveis de construção de uma comunidade vizinha com um futuro compartilhado.
Wang Yi disse que todos os países da ASEAN apreciam muito a parceria estratégica abrangente da China-ASEAN e todos concordaram que a China é o parceiro de diálogo mais importante da ASEAN, e a cooperação da China-Asean é o exemplo mais dinâmico e frutífero na região Ásia-Pacífico. Estamos cheios de confiança no futuro das relações China-Asean. (Repórter Xu Quanle da Estação Geral)