Wang Yi said that this morning, President Xi Jinping delivered an important speech at the opening ceremony of this meeting, pointing out that China is willing to work with Latin America to launch the five major projects, jointly seek development and revitalization, jointly build a community of shared future between China and Latin America, and form a broad consensus with Latin America leaders, drawing a development blueprint for the long-term future of China-Latin America relations and fornecendo orientação estratégica. A China está disposta a trabalhar com a América Latina para fazer um bom trabalho na implementação. Primeiro, apoia firmemente os interesses centrais um do outro. O segundo é continuar a aprofundar a cooperação econômica e comercial prática. O terceiro é realizar ativamente a cooperação pacífica e de segurança. Quarto, continue a melhorar as trocas e o aprendizado mútuo entre as civilizações. Quinto, defender resolutamente a justiça e justiça internacionais.
Os ministros das Relações Exteriores da América Latina e dos países do Caribe apreciam muito as novas iniciativas de cooperação com a América Latina e uma série de iniciativas globais propostas pelo Presidente Xi Jinping e agradecem à China por sempre defender o espírito de igualdade, abertura e parceria. Estamos ansiosos para fazer pleno uso da importante plataforma do fórum da China-Latin America, aproveitar as novas oportunidades para o desenvolvimento de alta qualidade da China, expandir a cooperação geral e alcançar benefícios mútuos e resultados em que todos ganham. Os países latino-americanos e do Caribe cumprirão firmemente o princípio de uma-china, protege em conjunto as normas básicas de relações internacionais como soberania e igualdade, não interferência nos assuntos internos, aderem ao multilateralismo e trabalham juntos para construir um futuro pacífico, verde, inclusivo e sustentável.
A reunião aprovou a "Declaração de Pequim da Quarta Reunião Ministerial do Fórum da China-Latina América" e "Plano de Cooperação de Cooperação dos Estados-Membros da China-Latina Latina (2025-2027)".