CCTV News: De acordo com o site do Ministério do Comércio, o chefe do Departamento de Tratado e Direito do Ministério do Comércio respondeu a perguntas de repórteres sobre o apelo à arbitragem da UE contra os casos de disputa da China-Europa.
Um repórter perguntou: Percebemos que, em 22 de abril, tempo de Genebra, a UE apresentou um pedido de arbitragem de apelação sob o "Acordo de Arbitragem de Apelação Interino de várias partes" (MPIA) para a decisão do caso de disputa mundial de disputa comercial (DS611) para a proibição padrão de patente essencial da China. Qual é o comentário da China sobre isso?
a: A China sempre atribuiu grande importância à proteção da propriedade intelectual e suas realizações são óbvias a todos. A China tem o prazer de ver que o grupo de especialistas da OMC apóia as proposições da China. A China recebeu um pedido de apelação do lado europeu e o lidará de acordo com as regras relevantes do MPIA para proteger seus direitos e interesses legítimos.
Ao mesmo tempo, gostaria de ressaltar que o MPIA, como membro da OMC, mantém os arranjos do mecanismo para a operação do mecanismo de liquidação de controvérsias, é propício para manter a estabilidade e a previsibilidade do sistema de negociação multilateral. A China trabalhará com outros participantes da MPIA para promover em conjunto a implementação efetiva do MPIA e proteger firmemente o sistema de negociação multilateral baseado em regras.