localização atual:notícias > news > texto
Lhasa, Tibete: o "amor de 13 anos da montanha" do guarda florestal Zaxi Qupei
2025-05-08 fonte:Xinhuanet

Xinhua Agência de Notícias, Lhasa, 21 de março, Título: Lhasa, Tibete: O "Nanshan Love", de 13 anos, pelo guarda florestal Zhaxi qupei

Xinhua Repórteres de Liu Zhoupeng, Jiang Fan e Solandeji

Zhaxi Qupei chegou à sala de monitoramento mais cedo e assistiu à floresta que ele guardara por 13 anos através de dezenas de imagens de vigilância. Ele não apenas teve que monitorar as condições de vegetação em vários lugares, mas também organizou o plantio de árvores, a rega, o controle de pragas e outros trabalhos para garantir que as árvores prosperem.

/> </p> <Class =

"Essas árvores são como meus filhos. Sinto -me cheio de alegria ao vê -los crescer dia após dia". Zhaxi Qupei acariciou suavemente um pequeno pinheiro verde no parque e disse a repórteres que as espécies iniciais de árvores reproduziram naturalmente "geração de árvores". Este pinheiro é a terceira geração e cresceu aqui há 3 anos. Pinheiro de óleo, pinheiro branco, cipreste da orquídea ... Existem mais de 120 espécies de árvores que crescem no parque Nanshan, e Zhaxi qupei tem o nome de cada árvore como seu.

lhasa está localizado em um vale estreito do rio. O rio Lhasa serpenteia pela cidade, e as montanhas sul e norte de ambos os lados estão rolando. Ao sul do Palácio Potala, as montanhas verdes de Nanshan se enfrentam em toda a cidade, e os arbustos e árvores nas montanhas são dispostos de maneira ordenada, cheia de verde.

"Mais de 10 anos atrás, a montanha estava nua, com areia e poeira soprando pelo vento, e até os pássaros relutavam em ficar". Zhaxi Qupei recalled, "Now, walking in the mountains and forests, you can hear the responses of various birds by blowing a whistle, as if you are talking to people."

In order to curb grassland degradation, land desertification, and improve residents' living environment, Lhasa City launched the Nanshan afforestation and greening project in 2012. By planting trees, the former barren mountain became Lhasa Nanshan Park em cinco anos. Após o verde contínuo, mais de 800.000 árvores foram plantadas no Parque Nanshan, com a área de arestação de mais de 4.350 acres. Em 2021, o projeto Greening das montanhas norte e sul de Lhasa foi lançado oficialmente. Como parte do projeto, o Nanshan Park se tornou o primeiro projeto representativo de construção e restauração ecológica em larga escala na área do Vale do Rio, no Tibete.

Como a montanha é íngreme, as mudas só podem ser transportadas do pé da montanha a uma altitude de 3.700 metros para todos os cantos da montanha. O ponto mais alto fica a mais de 4.100 metros acima do nível do mar, que consome tempo e trabalha intensiva em mão-de-obra, e não há muitas mudas transportadas em um dia. A sobrevivência das mudas também é um grande problema. "Naquela época, só podíamos confiar na rega manual de tubos de água. No inverno, os canos de água eram frequentemente congelados e bloqueados, e era difícil para as mudas sobreviver". Zhaxi Qupei lembrou.

// </p> <p class =

agora, a tecnologia injetou uma nova vitalidade na construção ecológica do Nanshan Park, e o transporte de drones se tornou uma das maneiras de transportar árvores. No ano passado, a Zhaxi Qupei obteve um certificado profissional de operação de drones agrícolas e conseguiu controlar com habilidade os grandes drones para transportar mudas diretamente para os pontos de plantio verde imponentes e íngremes. Ele pode transportar mudas de 70 a 80 kg na montanha de cada vez, melhorando bastante a eficiência.

O equipamento de irrigação moderno também torna a manutenção de árvores mais eficiente. "Agora, os pontos na montanha não podem apenas ser mecanizados e borrifados automaticamente, mas também dirigiremos um caminhão de aspersores até a montanha para regá -lo. Podemos regar mais de 1.000 árvores por dia, e as árvores estão crescendo cada vez mais". Zhaxi Qupei disse com um sorriso.

Taxi qupei costuma conversar com seu filho Yixi Pingcuo, que está estudando em Tianjin. Sempre que seu filho do outro lado da tela está preocupado que ele esteja ocupado com o trabalho e não tenha tempo para voltar para casa, o táxi qupei sempre responde: "Esta é a minha segunda casa."

POTALA DROONE Tirado de Nanshan Park in Lhasa Foto do repórter da agência de notícias Xinhua Zhuang Yunkai

O turista local Luo Zhuo Nima ficou no deck de observação e olhou para ele. Ele disse que a cena à sua frente era completamente diferente da montanha de Nanshan que ele se lembrava. "Com tantas árvores, Lhasa se tornou mais vibrante", disse Luo Zhuo Nima.

Os dados mostram que, em 2024, acrescentaram 177.200 MU de esverdeamento nas montanhas norte e sul de Lhasa, e a taxa de sobrevivência de mudas em 38 áreas de florestação atingiu mais de 92%; Foram concluídos mais de 1,3 milhão de metros quadrados de esverdeamento de jardim e mais de 1,8 milhão de metros quadrados de esverdeamento urbano foram adicionados, e a excelente taxa de qualidade do ar da cidade estava firmemente entre a vanguarda das principais cidades do país.

Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com