Agência de Notícias Xinhua, Urumqi, 3 de janeiro: Título: Urumqi, Xinjiang acelera a utilização de recursos de edifícios ociosos
Repórteres da Agência de Notícias Xinhua Liu Bing e Gu Yu
Edifícios ociosos transformados em bairros comerciais populares, antigos edifícios fabris tornaram-se check-ins de celebridades na Internet Os parques terrestres e industriais foram transformados em distritos culturais e turísticos característicos... Nos últimos anos, Urumqi, Xinjiang, continuou a acelerar o ritmo da renovação urbana e a promover a utilização de recursos de construção ociosos. que antes eram ignorados foram injetados em novos formatos de negócios e revitalizados.
Embora seja a estação fria do inverno, catering criativo, mercados culturais e criativos, esportes da moda e outros projetos de lazer e entretenimento no Parque de Turismo Cultural Shenghe Mojie 969, no distrito de Shuimogou, Urumqi atraem um grande número de turistas. O inesperado é que este amplo parque cultural e turístico que integra comércio, cultura, arte e desportos da moda era um terminal de passageiros que estava fora de serviço há vários anos, há um ano.
< /p>
Em 15 de dezembro de 2024, os clientes assistiam a uma apresentação artística em um restaurante no Parque de Turismo Cultural Urumqi Shenghe Mojie 969. Repórter da Agência de Notícias Xinhua, Zhang Xiaocheng Foto
“Este costumava ser o Terminal de Passageiros de Urumqi Beijiao, e agora transformamos esta área em um parque cultural e turístico Projetamos e reformamos cuidadosamente o prédio da estação, mas em termos de aparência, Mantendo. seu encanto original, ao mesmo tempo que lhe injeta nova vitalidade, também Que essas memórias urbanas sejam preservadas", disse Zeng Jun, diretor executivo da Shenghe Mojie Cultural Tourism Investment Co., Ltd. O parque cobre uma área de cerca de 40 acres e a taxa de investimento atual é de 98%. Muitas lojas abriram suas portas e prestou serviços a centenas de pessoas A plataforma empresarial criou empregos estáveis para mais de 2.000 pessoas.
A fim de aproveitar plenamente o valor de utilização de plantas industriais ociosas, edifícios comerciais, instalações comerciais e outros recursos, a cidade de Urumqi continua a promover a transformação e modernização de recursos de edifícios ociosos de acordo com as condições locais através de medidas como descobrir o básico, formular planos e construção escalonada, otimização de funções, melhoria de qualidade e eficiência, realizando o uso dos recursos espaciais existentes para apoiar o desenvolvimento industrial incremental e transformando "fardo" em "riqueza".
< /p>
Em 1º de janeiro de 2025, turistas assistem a uma apresentação no parque "Silk Road Theatre" em Urumqi. Foto do repórter da Agência de Notícias Xinhua Liu Bing
No lado sul da cidade de Tianshan Mingyue, um local popular para celebridades da Internet em Urumqi, o parque "Teatro da Rota da Seda" foi aberto aos turistas na véspera de Ano Novo em 2025 depois de mais de um ano de construção e decoração. Zhang Lei, gerente geral da Xinjiang Chuangbo Cultural Tourism Investment Co., Ltd., disse: “Este é o antigo Parque Industrial Cultural Urumqi Nang. Transformamos a espaçosa fábrica original de processamento de alimentos e criamos um distrito de artes cênicas interativo e envolvente, que irá. criar empregos para quase mil pessoas Aqui, os visitantes podem experimentar 8 cenas de performance temáticas independentes, como 'Elegância da Rota da Seda·Sonho de Camelo', 'Glória da Dinastia Han·Batalha de Defesa da Cidade' e 'Reino Secreto de Lolan·O. Mistério do Desaparecimento'."
Em 1º de janeiro de 2025, turistas visitaram e vivenciaram o parque "Teatro da Rota da Seda" em Urumqi. Foto do repórter da Agência de Notícias Xinhua, Liu Bing
Li Wenwu, diretor do Departamento de Cultura, Esportes e Turismo (Departamento de Relíquias Culturais) do distrito de Shuimogou, Urumqi, disse que desde 2024, o distrito de Shuimogou fortaleceu ativamente a comunicação e cooperação com turismo cultural e empresas culturais criativas, revitalizar 4 fábricas antigas e promover ativamente a revitalização e utilização de fábricas industriais ociosas, como a mina de carvão Weihuliang, a fábrica de impressão e tingimento têxtil Qiyi e a fábrica de tintas Hongshan, e promover a prosperidade econômica urbana e industrial desenvolvimento reutilizando recursos de construção existentes.
"No futuro, tornaremos 'vivas' as terras ociosas, transformaremos 'ativos' em 'recursos', transformaremos o 'fardo' em 'riqueza' e promoveremos o uso eficaz de mais recursos ociosos para satisfazer melhor as pessoas." As necessidades dos cidadãos e turistas", disse Li Wenwu.