O repórter aprendeu hoje com o Comitê Nacional de Normas que, a partir de 1º de maio de 13 padrões nacionais obrigatórios para limites de consumo de energia, incluindo o "limite de consumo de energia para produtos unitários na indústria de refino e química", será oficialmente implementado. Estima-se que a implementação efetiva desse lote de padrões trará benefícios de economia de energia de 24,52 milhões de toneladas de carvão padrão por ano.
Este lote de padrões abrange muitas indústrias econômicas nacionais importantes, como indústria química, carvão, mineração e fabricação de papel. Estipula os níveis limitados de consumo de energia, requisitos técnicos, escopo estatístico e métodos de cálculo de produtos relacionados. É aplicável ao cálculo dos limites de consumo de energia das empresas de produção e ao controle de consumo de energia de novos projetos de construção, renovação e expansão. Ele efetivamente promoverá a eliminação da capacidade de produção reversa e orientará as empresas para melhorar a eficiência energética através da transformação de economia de energia, otimização de rotas de processo e realização de benchmarking de eficiência energética.
A partir de agora, meu país possui um total de 61 padrões nacionais obrigatórios para limites eficazes de consumo de energia, cobrindo indústrias-chave como aço, materiais de construção, petroquímicos, metais não ferrosos, carvão, eletricidade, calor, mineração, indústria de luz, etc., e obteve basicamente indústrias de cobertura completa de energia alta. Os padrões relevantes fornecem um forte suporte para promover atualizações de equipamentos em larga escala e atingir o objetivo de conservação de energia e redução de carbono.
(repórter do CCTV Li jingjing)