Notícias 1+1 | A "Guerra Tarifária" dos EUA aumenta novamente, e a China volta novamente!

Cctv.com2025-05-12

Notícias de CCTV: Recentemente, o governo Trump dos Estados Unidos exerceu o taco tarifário e lançou uma guerra tarifária, que atraiu condenação em todo o mundo, e os países relevantes também introduziram continuamente medidas de resposta. A UE quer impor uma tarifa de 25% aos Estados Unidos, e a China também emitiu outras contramedidas. Como você vê as mais recentes contramedidas? "News 1+1" conecta Tu Xinquan, diretor do Instituto de Pesquisa da Organização Mundial da China da Universidade de Negócios e Economia Internacional, trazendo análise e interpretação.

Tarifas em todos os bens importados nos Estados Unidos aumentaram outros 50%. O que você acha?

tu xinquinan: trump mais 50: Estados Unidos no estágio inicial, ele imporia ainda mais novas tarifas. Mas, a julgar pela nossa reação chinesa, nossa reação é muito rápida e firme, as medidas de contra -ataque são muito rápidas e os métodos de contra -ataque são muito ferozes. O lado americano impõe 50%e também impõe 50%. Acho que isso está mostrando aos Estados Unidos e ao mundo que a China é um país independente e soberano, e nunca aceitaremos pressão extrema ou bullying de chantagem. Temos coragem e meios suficientes para contra -atacar e contra -atacar as medidas tarifárias que os Estados Unidos aumentaram em todos os níveis.

O que significa continuar adotando a lista de entidades não confiáveis ​​e a lista de controles de controle de exportação?

Tu Xinquan: Nos últimos anos, também enriquecemos e aprimoramos continuamente as políticas e leis relacionadas ao comércio, como sistemas de controle de exportação, incluindo o sistema de entidade não confiável, listas de entidade não-confiáveis, especialmente alguns sistemas de entrada e entrada em comum. Eles estarão sujeitos a sanções correspondentes de nós, para que o sistema não confiável da lista de entidades seja um sistema de sanções. O sistema de controle de exportação é considerado principalmente que nosso país agora possui algumas tecnologias avançadas, incluindo algumas matérias -primas importantes, e também temos a capacidade de controlar as exportações. Nos últimos anos, os Estados Unidos foram constantemente abusados ​​de medidas de controle de exportação contra a China com base na segurança nacional. Depois que os Estados Unidos impuseram as chamadas "tarifas recíprocas" na China desta vez, também mostramos aos Estados Unidos que temos a capacidade e os meios de causar perdas às empresas americanas. As empresas americanas relacionadas, se quiserem obter tecnologia e matérias -primas chinesas, e se quiserem investir no mercado chinês, serão bastante afetadas, o que terá um efeito restritivo muito óbvio em seus interesses e atividades comerciais.

Como você vê o lançamento do Livro Branco de Relações Econômicas e Comerciais da China-EUA?

tu xinqu. teve um enorme impacto no sistema comercial global e causou muita confusão ideológica ao mundo. A liberação do white paper é muito oportuna e necessária. Explica ao mundo de maneira muito sistemática e abrangente as opiniões da China sobre o sistema comercial mundial, incluindo o sistema comercial sino-americano e as "tarifas recíprocas" dos Estados Unidos. E é uma atitude de apresentar fatos e raciocínio, usando uma grande quantidade de dados e fatos para esclarecer a posição básica da China sobre as relações econômicas e comerciais da China. Isso nos ajudará a ganhar o apoio da opinião pública mundial, esclarecer nossa posição para lutar resolutamente contra o bullying comercial dos EUA e fornecer um apoio muito bom.

Que espaço potencial potencial tem o comércio do meu país em resposta à guerra tarifária dos EUA?

tu xinquan: o mundo ""/>

Da perspectiva das tendências de desenvolvimento, a proporção de países em desenvolvimento na economia mundial está constantemente aumentando. Do ponto de vista da estrutura comercial, a proporção de países em desenvolvimento também está aumentando. Da estrutura geral, também atingiu quase 50%. Nos últimos anos, diversificando ativamente o mercado, especialmente sob a promoção da iniciativa "Belt and Road", e realizamos estreita cooperação econômica e comercial com muitos países em desenvolvimento, incluindo a assinatura de acordos de livre comércio, especialmente acordos de livre comércio bilaterais, como o RCEP. Fizemos muitas novas medidas para negociar tratamento para os países em desenvolvimento, especialmente a abertura unilateral para os países menos desenvolvidos, abolindo tarifas nos países menos desenvolvidos, fortalecendo constantemente a cooperação e enriquecendo e expandindo ainda mais o mercado. Também estamos mantendo de perto a cooperação e a comunicação com os países desenvolvidos, incluindo a solicitação ativa para ingressar no CPTPP e tomar medidas correspondentes para explorar ainda mais a cooperação.

Como você vê a UE impondo 25% de tarifas nos Estados Unidos?

tu xinquan: Desde que o governo Trump chegou ao poder, várias restrições comerciais e medidas tarifárias foram introduzidas continuamente, especialmente as recentes medidas "tarifas recíprocas", cobrindo quase todos os parceiros comerciais dos EUA. Antes disso, algumas restrições comerciais foram introduzidas, incluindo tarifas sobre aço e alumínio e tarifas em automóveis. Desta vez, as contramedidas da UE contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre aço e alumínio em março e uma tarifa de 25% nas importações americanas de cerca de US $ 28 bilhões, porque os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 25% aos produtos de aço e alumínio da UE. As tarifas contínuas dos Estados Unidos causaram indignação pública, incluindo aliados americanos de longo prazo como a UE, estão extremamente insatisfeitos e fizeram contramedidas resolutas. De uma perspectiva global, uma frente unida foi formada contra o protecionismo comercial unilateral dos Estados Unidos. Espero que mais países se levantem e lute contra o bullying comercial dos EUA, para que os EUA possam sentir que medidas unilaterais de protecionistas comerciais causarão enormes perdas a seus próprios interesses e forçará os EUA a voltarem.

Xi Jinping se reúne com o presidente vietnamita Liang Qiang

2025-05-13

Xi Jinping termina com sucesso a visita de estado ao Vietnã

2025-05-13

Xi Jinping chega a Kuala Lumpur para fazer uma visita de estado à Malásia

2025-05-13

Em 2024, a receita geral do mercado nacional de desempenho foi de 79,629 bilhões de yuan

2025-05-13

Em 2024, a receita geral do mercado nacional de desempenho foi de 79,629 bilhões de yuan

2025-05-13

Vídeo exclusivo 丨 Xi Jinping chegou a Kuala Lumpur e foi calorosamente bem -vindo

2025-05-13

Vídeo exclusivo 丨 Xi Jinping saiu da porta da cabine, o primeiro -ministro da Malásia e os altos funcionários do Senior recebidos calorosamente

2025-05-13

Vídeo exclusivo 丨 Presidente Xi Jinping visitou a Malásia e pessoas de todas as esferas da vida recebidas

2025-05-13