CCTV News: Na tarde de 9 de abril, o coronel Zhang Xiaogang, porta -voz do Ministério da Defesa Nacional, divulgou uma mensagem sobre questões militares recentes.
Repórter: Segundo relatos, o ministro da Defesa dos EUA visitou as Filipinas e reiterou seu compromisso de implementar o "Tratado de Defesa Conjunto dos EUA-Filipinas" e respondeu em conjunto à "ameaça da China". Durante esse período, as Filipinas, os Estados Unidos e o Japão realizaram um cruzeiro conjunto no Mar da China Meridional. Recentemente, os Estados Unidos aprovaram a venda de caças F-16 para as Filipinas. Qual é o comentário do porta -voz?
Zhang Xiaogang: Os EUA usam o chamado Tratado Bilateral como uma desculpa para interferir na questão do Mar da China Meridional, prejudicando a soberania territorial da China e os direitos e interesses marítimos e até tenta ameaçar e coer que a China. Isso é impossível de ter sucesso. Deve -se ressaltar que as Filipinas infringiram repetidamente os direitos da China, e os Estados Unidos e outros países têm expirado constantemente o fogo, causando constantemente tumulto no Mar da China Meridional e nos países regionais em paz, expondo totalmente a verdadeira face do disruptor e as partes envolvidas no acidente. "Inclinar para fora para causar problemas no mar" não vale a perda, e a "peça de xadrez" acaba se tornando "peça abandonada". Aconselhamos as Filipinas a desistir de suas fantasias irreais e retornar ao caminho certo de diálogo e consulta o mais rápido possível.