Xinhua, Pequim, 23 de março (os repórteres Han Jie e Dong Xue) Premier Li Qiang participou da cerimônia de abertura da reunião anual de 2025 do Fórum de Desenvolvimento da China em Pequim na manhã de 23 de março e fez um discurso de palestras.
Li Qiang disse que, como apontou o presidente Xi Jinping, o desenvolvimento é o tema eterno da sociedade humana. Todos estão muito preocupados com o desenvolvimento econômico da China e a direção do desenvolvimento global. Há algum tempo, houve muitas observações e análises da situação econômica e mundial da China, com base em diferentes níveis e perspectivas, incluindo muitas opiniões perspicazes. Aqui também gostaria de compartilhar algumas observações e pensamentos com você de três perspectivas.
A primeira perspectiva: da perspectiva da "economia do festival da primavera", a vitalidade do desenvolvimento da China. Em torno do festival da primavera deste ano, vários destaques fenomenais surgiram na economia da China. Os mercados de consumidores, como filmes, gelo e neve, cultura e turismo, estão cheios de pontos quentes, mostrando o enorme potencial do ciclo econômico doméstico. Os avanços tecnológicos representados por startups como "Hangzhou Six Little Dragões" continuam a surgir, mostrando a enorme energia de inovação e criação. Economias verdes, como eletrodomésticos verdes e novas indústrias de energia, tornaram -se populares, mostrando um enorme espaço para transformação e desenvolvimento. O novo impulso em diferentes campos continua a acumular e crescer, o que certamente trará impulso duradouro e vigoroso do desenvolvimento à economia da China.
A segunda perspectiva: leia as políticas econômicas da China do Congresso Popular Nacional e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Este ano, a meta de crescimento econômico da China é de cerca de 5%, o que não se deve apenas à profunda compreensão das condições básicas econômicas da China, mas também de sua firme confiança em suas próprias capacidades de governança e potencial de desenvolvimento futuro. Vamos nos concentrar na combinação de esforços políticos crescentes com as forças de mercado estimulantes e nos esforçarão para atingir esse objetivo esperado. Por um lado, implementaremos políticas macro mais ativas e eficazes, aumentaremos ainda mais os esforços de ajuste contraciclical e introduziremos novas políticas incrementais, se necessário, para fornecer um forte apoio à melhoria sustentada e à operação estável da economia. Por outro lado, aprofundar a reforma do sistema econômico, promover continuamente a construção de um mercado nacional unificado, se esforça para romper os gargalos e os pontos de captura do ciclo econômico, criar ainda um bom ambiente de desenvolvimento para todos os tipos de entidades comerciais, fortalecer o apoio das políticas para a inovação e criação corporativa e aprimorar a força motriz interna do desenvolvimento.
A terceira perspectiva: pensando sobre o caminho certo do desenvolvimento mundial e o progresso das mudanças internacionais. A economia mundial de hoje está fragmentada e a instabilidade e a incerteza estão aumentando. Também exige que os países abrem mercados e empresas para compartilhar recursos, trabalharem juntos para resistir a riscos e desafios e alcançar a prosperidade comum. A China sempre ligou de perto seu próprio desenvolvimento ao desenvolvimento global, aderiu à direção correta da globalização econômica, praticou o verdadeiro multilateralismo e se esforçou para ser a força estável e certa da causa do desenvolvimento pacífico global. Promoveremos inabalável a cooperação aberta, defenderemos a concorrência justa sob regras comuns internacionais, manteremos o suave e estável do livre comércio e a cadeia industrial global e a cadeia de suprimentos, continuará a abrir nossos braços para receber empresas de todos os países, expandir ainda mais o acesso ao mercado, resolver ativamente as preocupações corporativas e ajudar as empresas financiadas estrangeiras profundamente integradas no mercado chinês. Esperamos que os empreendedores sejam defensores e promotores firmes da globalização, trabalhem juntos e cooperem sinceramente, resistam ao unilateralismo e ao protecionismo e obtenham um maior desenvolvimento em benefício mútuo.
Wu Zhenglong participou da cerimônia de abertura.
Esta reunião anual é patrocinada pelo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado. Cerca de 720 pessoas participaram da cerimônia de abertura, incluindo o presidente do Banco de Novo Desenvolvimento Rosef, o presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento Masato Kanda, bem como empreendedores nacionais e estrangeiros, funcionários do governo, especialistas e acadêmicos e representantes de organizações internacionais.