A terceira sessão do 14º Congresso Popular Nacional realizou uma conferência de imprensa na tarde do dia 9. Os chefes de quatro departamentos do Ministério dos Assuntos Civis, o Ministério de Recursos Humanos e Seguro Social, o Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural e a Comissão Nacional de Saúde responderam a perguntas de repórteres chineses e estrangeiros sobre questões relacionadas.
Wang Xiaoping, Ministro de Recursos Humanos e Seguro Social, disse que o emprego é a principal prioridade para a subsistência das pessoas e resumiu a situação do emprego este ano em duas frases: a tarefa de estabilizar e expandir o emprego é pesada e a situação do emprego está sob pressão; A situação do emprego é geralmente estável e positiva. Este ano, existem 12,22 milhões de graduados universitários, a escala de trabalho para as pessoas que foram retiradas da pobreza precisa permanecer acima de 30 milhões, e um grande número de trabalhadores migrantes rurais precisa alcançar um emprego estável.
O emprego é uma questão familiar e também é uma questão de estado. O relatório do trabalho do governo deste ano define claramente o objetivo esperado de crescimento econômico de cerca de 5%, refletindo a necessidade de estabilizar o emprego e beneficiar os meios de subsistência das pessoas. A meta de emprego da taxa de desemprego urbana pesquisada de cerca de 5,5% e o novo emprego urbano é esclarecido, o que reflete os requisitos de maiores esforços para estabilizar e expandir o emprego e se concentra em fazer um bom trabalho em cinco aspectos:
Primeiro, promover a construção de um modelo de desenvolvimento fraco. O segundo é organizar e implementar planos de apoio ao emprego. O terceiro é melhorar efetivamente a eficiência de combinar pessoas e posições. Quarto, concentre -se na promoção do empreendedorismo para impulsionar o emprego. No ano passado, o empréstimo de garantia empresarial foi de 270 bilhões de yuans e, este ano, aumentou seus esforços. Quinto, garanta emprego estável para grupos -chave.